Enxadristas representam Alto Araguaia em participação inédita de campeonato de xadrez

Por Ana Clara de Souza (Estagiária) | Asseco

Com apoio da prefeitura, por meio da Secretaria de Educação, Esportes, Cultura e Turismo, o município de Alto Araguaia (415 km de Cuiabá) tem participação inédita em competição de Xadres, durante os Jogos Escolares da Juventude 2018, etapa Estadual. A delegação araguaiense foi representada por dois enxadristas e um técnico. Ao todo, 12 municípios participaram do evento realizado na cidade de Diamantino (MT), na última semana (14).

Os enxadristas participaram em dois torneios, sendo o convencional de xadrez, com duas horas de partida. A classificação final dos competidores araguaienses foi o 8° lugar para Luiz Gustavo Viana de Oliveira e em 10° lugar para Gustavo Pozzebom Carvalho. Na modalidade Blitz, com duração de partida de 10 minutos, o resultado final foi de 5° lugar para Luiz Gustavo e 8° lugar para o Gustavo Pozzebom.

“A participação dos enxadristas foi muito boa, ainda mais sendo a primeira participação de Alto Araguaia em uma competição oficial. Vale ressaltar o empenho da atual administração do município em possibilitar a nossa participação no evento”, comenta o professor Luciano Rodrigues Pereira, técnico da dupla.

A secretária de Esportes do município, Paula Fraga, parabenizou os atletas e os professores do projeto. “Ficamos felizes com o resultado. O incentivo ao esporte é uma das prioridades do prefeito Gustavo Melo e estamos dando todo suporte para os nossos atletas em diversas modalidade. Projeto que soma com a educação e com a formação pessoal e profissional desses jovens”, diz.

O PROJETO – Ao visar o desenvolvimento dos alunos por meio da capacidade de atenção, memória, raciocínio lógico, inteligência e imaginação, o projeto “Xadrez na Sala de Aula”, objetiva democratizar o acesso a prática e à cultura do esporte como instrumento educacional.

O projeto abrange todos os alunos do 3º ciclo regularmente matriculado na escola Maria Auxiliadora onde é desenvolvimento pelos professores de matemática Luciano Rodrigues, Doroti Aparecida Soares, Lucidaria Paes, Cristiane de Oliveira, a professora de história e ensino religioso, Carla Borges, e apoio voluntário do policial militar Sargento Parreira.

Além de estabelecer vínculos ao aluno entre os conhecimentos e experiências enxadrísticas, a vida social e individual, contribui para a diminuição dos índices de evasão e repetência escolar.